girl power

Uma nova geração de cantoras toma conta das paradas britânicas

por Caru Ares - 16 de setembro de 2009
Amy MacDonaldA música britânica já teve sua fase “homens no poder”, com grupos como Oasis, Coldplay, Blur e Robbie Williams dominando as paradas de sucesso. Mas agora é a vez das mulheres tomarem esse posto.
 
Já não é de agora que elas estão liderando as listas de discos e singles mais vendidos. Nomes como Lily Allen – que se apresenta amanhã em São Paulo –, Amy Winehouse, Duffy, Adele, Kate Nash e Leona Lewis já conquistaram seu lugar no mundo da música.
 
Mas essa fase “girl power” parece que vai continuar, pois temos uma grande safra de boas cantoras da terra da rainha aparecendo por aí e conquistando novos fãs.
 
Elly Jackson da dupla La RouxA escocesa Amy MacDonald tem um estilo que passa pelo folk e rock, com pitadas de country music. E apesar da cara de menina tem uma voz forte e grave. Ela está em estúdio gravando seu segundo álbum, ainda sem previsão de lançamento. Seu maior sucesso foi a música “This is the Life”.
 
La Roux é na verdade uma dupla formada por Elly Jackson e Ben Lanmaid, mas é Elly quem mais se destaca. Afinal, o nome da banda é em referência a cor dos cabelos da vocalista e significa ruiva em francês.
 
Com uma pegada eletropop e oitentista, Elly tem a princípio uma voz um pouco irritante. Mas ótima pedida para se acabar na pista de dança: coloque “In for the Kill” no último volume e se jogue!
 
VV BrownCom músicas voltadas para o estilo retrô, com influências de baladas dos anos 1960, VV Brown foi nomeada pelos jornais Los Angeles Times e The Independent como a cantora para ficar de olho em 2009. Assim como seu estilo e figurino, seus clipes também são bastante divertidos. “Crying Blood” e “Leave” são imperdíveis. 
 
Apesar do nome, Marina and the Diamonds não se trata de uma banda e sim da cantora Marina Diamandis. De todas é a que me causou mais estranhamento. Seu trabalho é bastante versátil e a cada música ela se transforma em uma cantora diferente, ora eletrônica, ora acústica. Vide os clipes “I am not a Robot” e “Obsessions”.

 
Little BootsSob o nome-projeto de Little Boots a inglesa Victoria Hesketh lembra a diva Madonna em início de carreira em algumas de suas músicas, como em “Stuck on Repeat”. Claramente influenciada pela música eletrônica, mas com um apelo pop, ela já caiu na graça dos moderninhos de plantão.
 
Mesmo cada uma tendo um estilo próprio, elas têm muita coisa em comum: a pouca idade, um único álbum e muito talento. God save the queen!
Últimos comentários

Nenhum comentário para exibir, seja o primeiro a escrever um!

Faça o seu comentário

Top 5 as mais clicadas

Vídeo

Publicidade
Colherada no Twitter
Ressaltamos que nenhum estabelecimento foi incluido neste guia por ter feito publicidade em qualquer publicação nossa e que nenhum tipo de pagamento influenciou as resenhas. As opiniôes publicadas neste site são dos escritores do Colherada Cultural e são totalmente independentes